Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dedadas...

Primeiro post sério falarei um pouco sobre a forma do Vasco estar se posicionando em campo.

Gostei bastante do time contra o Flamengo. Longe de ser perfeito, mas não só foi altamente competitivo contra o campeão brasileiro como foi superior. Não ganhou porque o futebol é assim, o Flamengo tem mais tarimba... mas fiquei otimista. Me surpreendeu bastante o tal do Paulinho... nada mais lógico que continuar com este esquema, embora o time venha mostrando uma falha GRAVE. O Vasco tá praticando o futebol enceradeira. Impressionante como o time acha que os gols sejam nas laterais do campo, porque o time só toca pro lado! Para combater este mal eu prefiro para o Vasco, o 4-4-2. Explico-me.

No 3-5-2, os principais armadores são os laterais. Logo, o time tem que ter laterais melhores que meias. Mas, mais importante que tudo, o time tem que ter bons laterais. E o Vasco não tem nem laterais melhores que meias, muito menos bons laterais. Elder Granja é uma brincadeira de mal gosto. A diretoria deveria saber, em janeiro, que com a manutenção do Fágner, um lateral direito de verdade tinha que ser contratado. Fágner, bom ou não, só é titular na teoria. Porque fica o ano inteiro machucado. Então, na prática, o lateral direito reserva é o titular. E Elder Granja é uma brincadeira de péssimo gosto. Assim como a manutenção do Ernani. O que esses caras têm na cabeça pra ter jogadores como esses dois no elenco?

Márcio Careca também não é jogador pro Vasco. E sua única utilidade, se houver, é num 3-5-2. Assim como Fágner, cujas habilidades na defesa são piores que do Eduardo Luiz (lembram dele? rs). Então o Vasco já começou errado na composição de laterais. Não tem como jogar num 4-4-2 com os laterais que o Vasco tem hoje (tirando o Careca, NENHUM lateral do Vasco sabe cumprir suas obrigações de defesa), nem num 3-5-2 com a falta de qualidade que os laterais têm. Mas o menino Ramon está de volta! E com ele, tomara que o Vasco volte a jogar no 4-4-2. Explico-me...

Na falta de alguém que saiba atacar pela direita, que o Vasco coloque alguém para ficar na defesa por este setor, e que ataque com Ramon pela esquerda, e com dois meias. Penso que a melhor proposta seja a de Carlos Alberto no meio, junto com alguém que pare a bola, que pense, e principalmente que saiba dar um passe pra frente. É extremamente irritante ver o time tocando pra um lado, tocando pro outro, dae bola pro Coutinho, e sozinho o moleque ter que ir até o barbante. Não dá! Pra isso, com os jogadores que lá estão, o companheiro de C.A. tem que ser Fumagalli ou Jéferson. O Fumagalli tá com algum problema pessoal, de indisciplina, alguma coisa? É impressionante como ele tem pouquíssimas oportunidades, nem tenha uma sequência de jogos.

Uma outra coisa... pra quê ter tantos zagueiros? Temos Fernando, Titi, Gian, Gustavo e Tiago Martinelli. É muita coisa. É muito dinheiro jogado fora. Temos cinco zagueiros e nenhum lateral direito. Pra quê tantos volantes? Temos Rafael Carioca, Nilton, Souza, Léo Gago, Jumar e Paulinho. São seis, eu disse SEIS volantes. Isso é um absurdo! Seis volantes e só temos um meia de qualidade. Pra que ter Dodô, o menino Coutinho, Élton, Rafael Coelho, Magno... pra mim, isso mostra a total falta de observação na montagem do elenco. Em algumas posições temos exageradamente muitos, e em outras temos nenhum. Repito. o elenco do Vasco é ruim SIM, foi mal concebido.

Um esboço da escalação ideal para este que vos escreve...

Fernando Prass

Elder Granja (na verdade, tem que contratar alguém urgente. Enquanto isso não ocorre, entre o canela de vidro e ele, fico com ele, o proibindo de passar do meio de campo)
Fernando
Titi
Ramon

Rafael Carioca
Souza
Jeferson ou Fumagalli
Carlos Alberto

Philippe Coutinho
Élton

Nenhum comentário:

Postar um comentário